Caixa dos Jornalistas <br>na mesa de Sócrates

A moção aprovada no Encontro Nacional de Jornalistas em Defesa da Caixa de Previdência, enviada sexta-feira ao primeiro-ministro, exige que José Sócrates aceite a moratória já proposta ao Governo pelo Sindicato dos Jornalistas, pela Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas e pela Casa da Imprensa. A moratória deverá permitir que seja encontrada uma solução para o subsistema de saúde da classe, cuja extinção o Governo anunciou para 31 de Dezembro.
Os jornalistas decidiram ainda «manter activa a frente de luta abrangente em defesa da Caixa, envolvendo o sindicato, delegados, activistas e voluntários nas redacções, designadamente realizando plenários nos locais de trabalho e outras formas de debate, sobre a injustificada intenção governamental de extinguir a CPAFJ, cujos resultados devem ser discutidos em novo Encontro Nacional, a realizar, em princípio, no último sábado de Janeiro de 2007».
O encontro nacional, realizado dia 20 no Instituto Superior de Economia e Gestão, seguiu-se a uma série de reuniões em Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Vila Real, Viseu, Guarda, Setúbal. Castelo Branco, Évora e Faro.


Mais artigos de: Trabalhadores

Mineiros foram à porta de Sócrates

Representantes sindicais dos mineiros deslocaram-se a São Bento, em Lisboa, na manhã de Natal, a fim de sensibilizar Sócrates para incumprimentos de garantias assumidas pela Eurozinc.

Para onde vai o LNIV?

O Governo desmentiu a transferência do laboratório de Benfica para Vila do Conde, mas confirmou que para aqui irá a sede, bem como novas valências, novos investimentos e futuros recrutamentos.

<em>CTT</em> em greve

Começou ontem de madrugada, com uma adesão de 68 por cento, a greve geral de 24 horas nos CTT, revelou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações. Na Central de Tratamento de correspondência de Lisboa, em Cabo Ruivo, a PSP foi chamada para forçar a passagem de camiões privados, bloqueada pelo...

Há discriminação em Aveiro

A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da União dos Sindicatos de Aveiro efectuou, entre o início de Novembro e 15 de Dezembro, uma campanha contra a discriminação de género, nos sectores da cortiça e do calçado, sob o lema «discriminação entre mulheres e homens, não!».A acção recolheu 5 mil assinaturas para...

Governo quer abater mais 500 escolas

«Quase dois terços dos 900 encerramentos de escolas previsto para 2007 são da região centro», denunciou o Sindicato dos Professores da Região Centro, SPRC/CGTP-IN, numa nota à imprensa, de dia 22.Se tal acontecer, a região, nos últimos dois anos, terá encerrado mais de mil. Para o sindicato, este é mais um «ataque» à...